Semestre letivo terá início, nesta quinta-feira (03/08), para mais de 110 mil matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil
A rede de ensino de Goiânia iniciou, nesta terça-feira (1º/08), o acolhimento dos servidores, o planejamento pedagógico do segundo semestre e o atendimento dos pais e responsáveis nas instituições educacionais da capital. A volta às aulas para os estudantes acontecerá nesta quinta-feira (03/08).
De acordo com o prefeito Rogério Cruz, a gestão municipal trabalha para garantir um retorno acolhedor e seguro para toda a comunidade escolar. “O início de um novo semestre é sempre de expectativa, pois entendemos a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento dos estudantes”, afirma. “Em Goiânia, as nossas unidades estão preparadas para receber todos os mais de 110 mil matriculados”, acrescenta.
No segundo semestre, o calendário escolar prevê 89 dias letivos, com previsão de encerramento das atividades no dia 18 de dezembro. A expectativa para os próximos meses é ampliar o processo de aprendizagem e manter o salto de qualidade no ensino registrado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2022, principal indicador que avalia a qualidade da educação no País.
“No ano anterior, Goiânia saltou de 10° para 4º melhor lugar no Ideb entre as capitais. Diante desse número, o nosso objetivo é continuar avançando para garantir a recomposição e recuperação das aprendizagens. Para isso, vamos seguir o compromisso de garantir investimentos recordes para a área da Educação, um dos caminhos para construir uma cidade com mais justiça social e oportunidades”, pontua Rogério Cruz.
Compromissos
Para cumprir os compromissos definidos pela gestão Rogério Cruz para a Educação, as equipes da SME acompanham e orientam, nesta semana, o planejamento pedagógico para o segundo semestre. Nos encontros, são compartilhadas com os profissionais as ações, os programas e os conteúdos elaborados pela Superintendência Pedagógica da pasta para serem desenvolvidos nas unidades.
Secretário de Educação da capital, Rodrigo Caldas explica que as atividades são conduzidas pela gestão das unidades com a participação dos profissionais. “Esse processo envolve a definição de estratégias e ações para orientar a prática educativa. Essa fase é essencial para garantir a qualidade do ensino, o desenvolvimento dos estudantes e o alcance dos resultados esperados na educação”, destaca.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia, Planejamento pedagógico, Rede de ensino, Rogério Cruz